Sociedade Brasileira de Patologia se posiciona sobre o NOVO CORONAVÍRUS


POSICIONAMENTO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS


A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) vem a público manifestar o repúdio à disseminação de fake news sobre o novo coronavírus (2019-nCov) que tanto desinformam a sociedade e impactam na conscientização sobre o tema.


Informamos que a SBP tem o compromisso de produzir e difundir informação de qualidade, baseada em evidência científica. Nossa divulgação é feita exclusivamente em nossos canais oficiais, onde apresentamos os conteúdos por nós produzidos e referenciamos as fontes oficiais e fidedignas dos temas que são abordados.


A Sociedade Brasileira de Patologia, alinhada ao que orienta a Organização Mundial de Saúde, recomenda que sejam mantidas as medidas de prevenção de disseminação do vírus, com atenção especial para os idosos, gestantes, pacientes portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos.


Os dados atuais apontam que o potencial de transmissão do novo coronavírus é superior ao do H1N1, mas inferior ao do sarampo. Um estudo realizado com mais de 44 mil chineses diagnosticados com COVID-19 aponta que a maioria dos pacientes infectados (80,9%) apresentam sintomas leves, que se assemelham aos da gripe (influenza) e se recuperam em casa. Cerca de 5% deles necessita de hospitalização com cuidados intensivos. Sendo que isto é crescente conforme a idade. Os mais afetados são os idosos. Na faixa de 60 a 69 anos, a taxa de mortalidade é de 1 para cada 27 pacientes infectados. Os países mais impactados até o momento são a China, (que já demonstra sinais de desaceleração da transmissão e contágio), Coreia do Sul, Itália, Irã, Estados Unidos e Espanha.
Em todos os países a taxa de letalidade é inferior a de outras doenças virais similares, com exceção da Itália por ter uma concentração maior de idosos.


A Sociedade Brasileira de Patologia é uma entidade médica, de caráter científico, que não medirá esforços para combater fake news.

 

Kátia Ramos Moreira Leite - Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia

Outras Notícias