Laboratório de Itajaí é um dos únicos no país a oferecer exame gratuito para Câncer de Pulmão


Um novo procedimento laboratorial para diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão chegou ao Brasil, o PDL1. A Infolaudo, laboratório de patologia itajaiense é um dos seis do país a realizar o exame. O serviço faz parte de um programa nacional que vai oferecer a análise de forma gratuita para a população. Foram selecionados seis centros médicos no Brasil para oferecer esse exame, e o Grupo Infolaudo/Medicina Diagnóstica é um deles. No sul do país, apenas o laboratório em Itajaí e outro do mesmo grupo em Erechim, no Rio Grande do Sul, realizarão o procedimento.

O PD-L1 é de fundamental importância para se ter acesso ao tratamento da imunoterapia, uma nova forma de tratamento do câncer que utiliza o medicamento Pembrolizumab, aprovado pela ANVISA para ser utilizado em alguns tipos de Câncer de Pulmão. Para saber se o fármaco deve ser usado ou não no paciente, é necessário fazer o exame de PD-L1 no material do tumor.

Sobre o Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é considerado um dos tumores malignos mais comuns e letais, sendo responsável por cerca de 30 mil casos anuais no Brasil. A sobrevida média cumulativa total dos pacientes é de cinco anos, variando de 7% a 10% nos países em desenvolvimento. A alta letalidade do câncer deve-se, na maioria dos casos, ao diagnóstico tardio, pois os sintomas podem ser facilmente confundidos os das com infecções pulmonares.

Os sintomas mais comuns desse tipo de câncer são:  tosse, com ou sem sangramento pelas vias respiratórias; falta de ar; dor no tórax ao respirar; falta de apetite; rouquidão; infecção e perda de peso.

Os tumores do pulmão são classificados em dois tipos principais: de células pequenas, menos comum, e de células não pequenas, mais comum, o qual está relacionado a 85% de todos os casos.

Conheça mais sobre o programa nacional: http://www.pdpoint.com.br/index.html

Outras Notícias